ELITES: O PLURAL DE UMA COISA SÓ

Durante entrevista à revista Valor, o Ministro da Educação do governo Bolsonaro, Ricardo Veléz Rodríguez, afirmou: “As universidades devem ficar reservadas para uma elite intelectual, que não é a mesma elite econômica [do país]”. Que o governo pretende restringir o acesso à educação superior, é fato, já que desde a presidência de Temer, a Reforma do Ensino Médio demonstra uma tendência à mecanização do pensamento (comprovadas por pautas  que retiram da grade curricular obrigatória disciplinas críticas como filosofia e sociologia) somado ao incentivo aos cursos técnicos (associados ao Ensino Médio), a fim de formar massa de manobra. Mas nos atentaremos à seguinte ideia presente nos dizeres do ministro: A elite intelectual é diferente da elite econômica.

O conceito de Capital Cultural, defendido pelo sociólogo Pierre Bourdieu, demonstra a maneira pela qual o Capital Econômico influi nos processos educacionais. Segundo Bourdieu, os alunos pertencentes às classes sociais mais favorecidas trazem “de berço” uma herança que ele chamou de Capital Cultural, contrariando a ideia de educação democrática, que as escolas nos fazem transparecer.

A presença de maior Capital Cultural em estudantes de classe sociais elevadas se deve a costumes normalmente atribuídos aos mais ricos, como visitar museus, países e culturas diversas, ouvir músicas eruditas. A cultura, por sua vez, metaforizada no conceito de Capital Cultural, se torna, portanto, uma espécie de moeda de troca que as classes “dominantes” utilizam para acentuar diferenças, e mais que isso, utilizam o acúmulo deste Capital para impor sua cultura aos grupos desfavorecidos. Exemplificando, numa aula de História sobre o Renascimento, o aluno que esteve no Museu do Louvre e viu a Mona Lisa de Da Vinci terá um repertório mais elaborado, neste assunto, que outro que não teve a mesma oportunidade.

Que fique claro que este olhar é generalista, existem, obviamente as exceções. Mas  tanto as exceções, quanto quaisquer outros das classes, ditas baixas, estão neste “novo” governo, em maus lençóis. O Novo Fies proposto pelo MEC teve baixíssimo número de adesão, inclusive, espantando estudantes de baixa renda, isso porque, agora, o Fies funciona com financiamento privado. Dentre as mudanças que prejudicam os mais necessitados está o inicio do pagamento imediatamente após a faculdade para quem arranjar emprego (antes a carência era de 18 meses). A fala do deputado Chico Alencar (PSOL) resume bem o momento do programa de financiamento: “O Fies perdeu o status de política educacional para se transformar em política fiscal.”

As classes A, B e parte da C, já saem na frente quando a questão é Capital Cultural, e faturam a corrida, quando tratamos de acesso à graduação. As demais classes sociais, que dificultosamente dão seus passos, encontram pelo caminho obstáculos impostos pelo governo, este, que por sua vez, deveria dar-lhes ajuda e suporte.

Se, para o Ministro Rodriguez, somente a elite intelectual deveria estar na universidade, e suas ações demonstram o intuito do governo de afastar os menos favorecidos das faculdades, é evidente que a diferença que existe entre elite intelectual e elite econômica é utópica. Somente as classes dominantes e os intelectuais, se depender do governo Bolsonaro, estarão no ensino superior, e por consequência, eles serão a mesma coisa.

займы без отказа займ на карту без отказов круглосуточно buy over the counter medicines hairy woman честное слова займwebbankir погасить займэкспресс займ киров
Marco Vinicius Trindade Ropelli

Sobre Marco Vinicius Trindade Ropelli